Review of IG @eusouumpoucodecadalivroqueli about my work “O Silêncio dos Livros”.

📖”UM BOM LIVRO NÃO TERMINA, SE ESCONDE DENTRO DE NÓS.” Liniers
.
👁️👁️Temos dois focos e dois planos narrativos neste livro: passado (narrado por Hilário, brasileiro) e presente (narrado por Alice, portuguesa). E as histórias se entrelaçam, de forma bonita e trágica.
.
📚Portugal: a menina (como é chamada Alice pelos pais e pela irmã mais velha Beatriz) é uma criança sedenta por boas histórias. Fica arrasada quando seu único livro, deixado pela avó, é feito pedacinhos. A menina não pode dizer palavra, muito menos fazer alguma coisa para impedir tamanha crueldade; seu choro é silencioso, assim como ficou aquele livro triturado. Em uma época em que ter livros é crime, o silêncio invade a alma daqueles que amam as histórias.
.
📚Brasil: Hilário Pena se vê envolvido em um assassinato e não sabe bem como as coisas aconteceram ou se é culpado ou não. Apesar de o teste para ver se ele tem o gene-C (gene da criminalidade) dar negativo, fica preso até que possa ser julgado pelo crime e a medida que os anos se passam, também se esvai a esperança de liberdade. E é neste lugar que ele acaba conhecendo o português António, que além da amizade, lhe oferece a oportunidade de conhecer os livros (que até então no Brasil não estavam proibidos).
.
📜Voltando ao presente, a Portugal, acompanhamos a amizade de Alice Crástino com Santiago Pena, o qual é chamado pela menina como “o avô de letrinhas”, pois a deleitava com muitas histórias dos inúmeros livros que já havia lido. Santiago também, apoiado financeiramente por um amigo, luta para que os livros voltem a circular, enquanto um laço é criado com a família dos Crástino, para o bem e para o mal. .
❤️A escrita do Fausto é poética, é cativante, é confrontadora e é um abraço de alma com alma. O autor mostra que escrever não é um processo solitário, por isso temos referências a diversas obras, direta ou indiretamente. Com personagens que têm nomes bem significativos, números que dizem mais do que podemos perceber de primeira, O Silêncio dos Livros é uma obra necessária no mundo em que vivemos, onde passado parece ser presente, onde queimar e proibir os livros tem sido nossa realidade. Li e fui lida por este livro.
🌟🌟🌟🌟🌟+❤️