Resenha do IG @albumdeleitura sobre minha obra “O Silêncio dos Livros”.

| O SILÊNCIO DOS LIVROS | 5⭐️♥️
.
Em uma era distópica em que os livros são proibidos e a tecnologia rege e condiciona as atitudes humanas, conhecemos Alice, uma garotinha curiosa e apaixonada por histórias, mas que após a morte da avó e a prisão do tio se vê diante de uma solidão acompanhada; negligenciada pelos pais e odiada pela irmã mais velha, a menininha é apenas um estorvo na família Crástino. O destino, contudo, se encarrega de trazer para perto dela o misterioso estrangeiro e recém-chegado a Portugal, Santiago Pena. Como forma de dar boas-vindas ao mais novo vizinho, a família de Alice oferece-lhe um jantar. E é a partir de então que a menina descobrirá que aquele homem é um exímio contador de histórias e, juntos, construirão uma belíssima amizade. Acreditando finalmente ter encontrado seu porto-seguro, a pequena sequer imaginava que seu “avô de letrinhas” poderia despertar perigosos anseios em toda a sua família que mudariam sua vida para sempre.
.
Paralelamente, retrocedemos alguns anos e conhecemos Hilário Pena, um brasileiro condenado por homicídio, tentando provar a todo custo a sua inocência. O jovem é submetido a uma série de exames e apesar de todos negarem a presença do gene C (o gene da criminalidade), ele é mantido preso em isolamento, pois é considerado um grande perigo para a sociedade. Aos poucos Hilário vê sua juventude se esvair, bem como a sua sanidade. Mas a chegada de António, um senhor acusado de traficar livros, retira Hilário de sua reclusão solitária e, dia após dia, vai incutindo naquele homem desolado o amor pela literatura. É a partir de então que vivenciamos o amadurecimento do personagem e, consequentemente, a desconstrução de antigos conceitos nele impregnados.
.
Unindo as duas tramas de forma inusitada e inteligente, Fausto cria um enredo repleto de metáforas, dialogando com os grandes clássicos da Literatura universal e trazendo à tona inenarráveis reflexões, tamanha a maestria de sua narrativa de linguagem poética, rica em detalhes e com críticas consistentes à sociedade e à nossa própria humanidade. Já é um dos meus favoritos da vida!
.
“Os livros escolhem-nos” e tenho certeza esse me escolheu ♥️

Acesse o IG on here.