O IG @prefacioleitor fez uma resenha sobre o meu livro “O Silêncio dos Livros”.

A obra é construída em três partes, a primeira e terceira narradas pela doce Alice, e a segunda por Hilário. Nas partes narradas por Alice vemos um mundo (no futuro) em que os livros estão proibidos. Ninguém pode ter nenhum livro impresso, ou arquivo digital que não possa ser modificado pelo leitor. Toda a produção literária está submetida às vontades de cada um. Se eu não gosto, modifico ao meu gosto. As pessoas já não querem ser contrariadas. Mas ao mesmo tempo, não querem ser responsáveis por suas próprias escolhas, utilizando programas eletrônicos que realiza a escolha.

As relacões são superficiais, movidas pelo interesse. Nesse mundo vazio, em que até os bebês podem ser programados para serem como os pais desejarem, nasce Alice. Uma obra do acaso, não programada por sua família, e ignorada por ela. Uma menina doce e quesrionadora, que quer ser sabida. Aline nos provoca reflexões, está sempre dando um novo olhar às coisas. Sente saudades da avó e do tio, que lhe contavam histórias.

Até a chegada de Santiago, seu Avô de Letrinhas, e em quem ela encontra um pouco daquilo que sua família é incapaz de oferecer. Na segunda parte, conhecemos Hilário, e sua história de vida, dura, sofrida, injustiçada (?). Preso por ser acusado de matar um rapaz, ele jura ter feito o que fez para defender seus amigos. Por sorte, ao descobrirem que ele não é portador do gene-C, ele fica preso em Babel, até conseguirem provar que ele possui alguma variação do gene. Lá, ele conhece Antônio, e à partir desse encontro, ele tem sua vida transformada, e futuramente ligada a de Alice.

Toda a metalinguagem me envolveu, me deixou um pouco perturbada também. Afinal, cada dia mais temos livros e mentes pensadoras perseguidos e censurados. A distopia criada por Fausto nos parece cada dia mais próxima (assim como tantas outras, infelizmente). Com um final surpreendente e chocante, o livro entrou para minha lista de favoritos, e essa releitura foi mais especial ainda 💖

To access the IG click on here.