Ter Livros é crime. Denuncie.

Alice é uma criança que adora histórias, sua avó e seu tio sempre lhe contavam alguma e ela amava. Mas as coisas mudaram, sua avó faleceu e seu tio não estava mais por perto, ainda guardava(estava bem escondido) um livro que era de sua avó, mas aquilo era errado, ter livros era crime. Até o dia em que sua mãe descobriu onde ela escondia, pegou o livro e destruiu, Alice não sabia como ela havia achado e ficou bem triste.

Um dia Alice percebeu que a casa próxima da sua havia alguém, então foi até lá e conheceu Santiago, e tiveram uma breve conversa. Chegando em casa Alice já foi falando do novo vizinho e Santiago logo foi convidado para um jantar. Chegando lá conheceu os pais da menina, e também a irmã dela Beatriz(que era uma adolescente bem rebelde), conversaram durante um tempo e logo a menina pediu para que Santiago lhe contasse uma história.

Os pais dela dissera para ela não incomodar o convidado, mas ele logo começou a história. Alice ficou encantada e sempre que podia pedia para o vizinho contar uma história para ela. Santiago sempre viajava, tinha coisas para resolver, mas sua vida nem sempre foi essa(na segunda parte do livro conhecemos Santiago, que nem sempre teve esse nome e que passou por muitas coisas até chegar em Portugal).

(Essa parte se passa alguns anos antes da primeira parte do livro)
Conhecemos Hilário, ele mora no Brasil, com muito esforço conseguiu um bom trabalho. considerava algumas pessoas que trabalhavam com ele como amigos e um certo dia combinaram de se encontrar em um bar. Mas as coisas saíram do controle e Hilário cometeu um crime. Naquela época eles tinham permissão de fazer alguns testes para ver se a pessoa que cometeu o crime tinha o gene da criminalidade e no teste de Hilário deu negativo.

Mesmo assim ele foi preso e isolado de todos, ele acreditava que não tinha cometido crime nenhum, que tinha feito tudo para proteger seus amigos. Conversou com seu advogado, negava de todas as formas ter feito o que todos falavam que aconteceu naquela noite no bar. Foi a julgamento, tudo estava contra ele, voltou para a prisão e ali faria alguns testes de tempos em tempos para saber se seria absolvido ou não.

Isolado de tudo e todos quase enlouqueceu, passou por muita coisa até que percebeu que finalmente teria alguém na cela próxima. Fez amizade, aprendeu muito com seu novo amigo, coisas que mudariam sua vida para sempre. Mas sabia que ele não ficaria ali para sempre. E o depois de algum tempo António seria solto. Hilário continuou com o projeto que eles haviam começado, mas foi obrigado a parar. Até que um dia após fazer o teste sua vida mudou mais uma vez.

Voltamos para Portugal, Alice continua a amar as histórias de Santiago, mas depois de algum tempo as coisas começam a mudar, a relação de Santiago com a família da menina muda(não por conta de Santiago, mas a família de Alice é meio complicada), a menina não entende o motivo das pessoas mentirem. E essas mentiras vão levar as pessoas a transformarem totalmente suas vidas…

Umas das coisas que eu mais amei no livro foi que me fez pensar em um mundo onde ter livros seria crime e se você fosse pego com algum seria preso. Somos lembrados a todo o momento sobre isso no livro, várias placas pela cidade mostram a mesma coisa: Ter Livros é crime. Denuncie. Sinceramente não sei como seria se isso fosse também na vida real. Depois da leitura vale a pena uma reflexão pelos temas abordados. Eu amei poder conhecer e acompanhar essa história incrível.

Site: https://www.tatianecdesouza.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/tatiiicsouza/