O silêncio dos livros é dividido em 3 partes e acompanhamos a vida de alguns personagens, que em determinado momento acabam interligando suas histórias. O autor nos apresenta um cenário extremamente perturbador para quem ama o universo dos livros.

É difícil fazer um resumo desta obra, pois tudo que eu falar, além do que está na sinopse pode ser um grande spoiler, mas posso dizer que o livro é muito mais do que ele apresenta em sua narrativa. Esse é aquele tipo de livro que precisa ser lido com bastante atenção, pois a verdadeira história está escondida nas diversas camadas do mesmo. Um leitor mais desatento pode deixar passar mensagens bem importantes, e olha, o enredo está cheio delas!

“Festina lente” (apressa-te lentamente) pode resumir toda essa obra. A forma de escrever do Fausto transporta o leitor para dentro da história, uma hora voltamos a ser crianças, enxergando o mundo com os olhos de Alice, outra hora vivenciamos toda a solidão de Hilário dentro da prisão e em outro momento, vivenciamos um outro tipo e solidão, junto à Santiago. É um livro que é ao mesmo tempo fácil e difícil de digerir.

Durante toda a leitura, senti um gosto amargo, uma dificuldade para digerir situações, escolhas, atitudes das pessoas. O mundo sem livros é difícil de imaginar, mas é uma realidade bem possível de acontecer e bem mais próxima do que podemos imaginar.

O livro é excelente. É um tipo de leitura que leva o leitor a refletir muito sobre diversos assuntos, dentre eles: consequências de nossas escolhas, injustiças dessa vida, egoísmo, a forma como tratamos quem está ao nosso lado, solidão, influência e consequências do uso exacerbado da tecnologia. A única coisa que não me fez dar 5 estrelas para o livro é que achei a leitura um pouco arrastada em alguns pontos, com descrições que ao meu ver, poderiam não estar ali. Entendi o que o autor quis mostrar com elas, mas deixou a leitura um pouco cansativa.

O final do livro é surpreendente e me deixou com uma sensação incômoda. Não um incômodo ruim, mas aquele bichinho cutucando o cérebro, impulsionando a pensar sobre como estou lidando com minha vida. Para quem gosta do gênero, é uma leitura mais do que recomendada.

Site: http://minhacontracapa.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/thaisagblima/