TER LIVROS É CRIME, DENUNCIE
Em uma sociedade onde amar o mundo da literatura é considerado um dos piores crimes que podemos cometer, embarcamos nas histórias de Alice e Hilário. Uma narrativa dividida em três partes (Pelo olhos de Alice, por outros olhos e de volta ao olhos de Alice) onde vamos desvendando o passado e o presente de nossos protagonista.
Alice é uma menina como o próprio autor descreve, curiosa que sempre quer conhecer e se aprofundar no mundo das histórias que sua avó sempre lhe contou, mas com a proibição dos livros e morte de sua avó, o que lhe resta é a tristeza de ser desprezada por sua família. Que dá muito pouco ou quase nenhum valor para os seus sentimentos. Refletindo muito a realidade da nossa sociedade. Por outro lado, temos Hilário, um homem que após ser preso e conhecer Antônio na cadeia, começa a se apaixonar pelos livros e entender como uma boa leitura pode transformar um homem e seus princípios.
“Está aqui há tantos anos e jamais te deste conta da preciosidade que há naquele lugar empoeirado – disse Antônio. – Há ali sonhos, vida talvez mais reais que as nossas. Com livros podemos transcender a platitude de nosso cotidiano, conhecer lugares aos quais nunca conseguimos ir.”
Página 98
Dono de uma escrita poética e muito rica em detalhes, o autor nos faz pensar como seria viver sem esse mundo que tanto amamos. O silêncio dos livros é uma demonstração de amor ao mundo literário, onde metaforicamente mostra o quanto livros são importantes em uma sociedade.
Instagram: https://www.instagram.com/alicenopaisdasleituras/?hl=pt-br