Ambientada ora em Portugal, ora no Brasil, num futuro distópico não muito distante, o livro conta a história de Santiago, um homem misterioso que se muda para o lado da casa de Alice, uma criança muito imaginativa e cativante. A menina mora ali com seus pais e sua irmã adolescente. O homem e a menina constroem uma amizade, que se estende aos demais membros da família por meio das histórias que o recém chegado contava à garota. Numa sociedade em que livros eram proibidos, era era a única maneira segura de se transmitir histórias.
O autor, que bebe em diversas fontes clássicas, constrói um enredo muito instigante. Apesar da premissa parecer já conhecida, seu mérito está na maneira com que conduz a história. Logo no primeiro capítulo nos engajamos através dos olhos de Alice e já nos alimentamos de curiosidade em saber quem era aquele homem misterioso e quais mudanças possíveis ele podia trazer à rotina daquela família.
A escrita é tão poética, fluida e assertiva que dá a impressão de você estar lendo um livro atemporal, que facilmente atravessaria os séculos sem perder a importância. Outro destaque na forma são os 3 blocos do enredo, que de virada em virada dão nó na cabeça do leitor e surpreendem com pelo menos dois plot twists bem pensados.
Além do conhecido tema da proibição dos livros e da redenção do anti-herói, o autor traz também temas mais frescos, como um tal aplicativo randômico para celular que isenta a pessoa da responsabilidade das escolhas, a eugenia na construção genética dos filhos e o interessante e incômodo uso da determinação do sujeito violento, através de um gene.
Suspense, drama familiar, fantasia, distopia… Tudo se encontra nessas 260 páginas bem planejadas. Tive a sensação de ler 3 livros diferentes, bem amarrados e alinhavados por personagens cativantes e palavras poéticas. É a literatura brasileira no seu mais grande estilo. Vale muito a pena a leitura pra quem quer repensar os tempos atuais que flertam com tantas coisas ali desenvolvidas.
Instagram: https://www.instagram.com/_filosofares/?hl=pt-br